Ex-diretor do BB, Marcos Valério e dois de seus sócios são acusados de vários crimes
A 15ª sessão de julgamento do processo do mensalão foi interrompida nesta segunda-feira (27) com o voto de seis dos onze ministros e a condenação parcial de quatro réus. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, opublicitário Marcos Valério e seus sócios, Ramón Hollerbach e Cristiano Paz, já podem ser considerados culpados.
Com exceção da ministra Rosa Weber, que deixou para votar o crime de lavagem de dinheiro em outro momento, os ministros consideram que Pizzolato é culpado pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Em tese, os ministros ainda podem mudar seus votos, o que geralmente não acontece.
Os seis ministros que votaram até agora — Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármem Lúcia — também consideram Valério, Paz e Hollerbach culpados pelos crimes de peculato (quando o funcionário aproveita o acesso que tem a dinheiro ou valores públicos e tira proveito dessa situação para roubar ou desviar recursos) ecorrupção ativa.
Na semana passada, o ponto da denúncia que trata do desvio de recursos do Banco do Brasil e do fundo Visanet foi convergente no voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski, que pediram a condenação dos quatro réus. Nesta segunda-feira, os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia acompanharam os ministros.
Candidato
O ponto da denúncia que trata da relação entre o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha e a empresa SMP&B, de Marcos Valério, ainda está em aberto. Nesta segunda, o ministro Dias Toffoli acompanhou o voto do revisor e considerou que Cunha, Valério e seus sócios são inocentes.
Julgamento do mensalão já tem quatro réus considerados culpados
Posted by Jhonata Diogo
Posted on 06:35
with No comments
Related Posts :
0 comentários:
Postar um comentário